AGRICULTURA: força motriz de desenvolvimento nacional

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse esta quinta-feira (08/03/2018), num comício popular bastante concorrido, realizado no lado da margem do rio Lúrio na província da Zambézia, que Agricultura constitui uma força motriz para o desenvolvimento da economia nacional.
Nyusi, acrescentou que aquando do lançamento da campanha agrícola, na província do Niassa, foram eleitos três pilares fundamentais de acção, nomeadamente a eliminação da fome, o aumento da renda e o incremento das exportações, para o que a questão das infraestruturas rodoviárias foi assumida como determinante para o alcance deste objecto.
O Presidente da República, que ontem inaugurou treze pontes na estrada Ile-Guruè-Cuamba, no corredor Zambézia-Niassa, defende que boas infra-estruturas rodoviárias também contribuem para a segurança alimentar, geração e diversificação da renda dos produtores, conferindo-lhes alguma competitividade no contexto da cadeia de produção agrícola.
Na ocasião, o chefe do estado referiu-se que construir estradas e pontes de qualidade equivale a contribuir para a melhoria do desempenho da economia, uma vez que elas aproximam os centros de produção aos mercados, espevita o agro-negócio e favorece a redução dos custos de transporte das mercadorias.
Enquanto isso, os governadores da Zambézia e Niassa, respectivamente, Abdul Razak e Arlindo Chilundo, comprometeram-se a desenvolver esforços com vista a criar condições favoráveis para a exploração do potencial agro-ecologico, transformando-o em riqueza real.

Artigos relacionados